24.4.07
Você sabe que está no nordeste quando:
Você começa a enjoar de comer camarão tamanha é a oferta.
Quando falam: "de noite esfria", você só se consegue imaginar sem reclamar do calor e não com um casaco.
Em uma viagem de trabalho você tem a oportunidade de conhecer o litoral, o agreste e o sertão.
A filha de Ariano Suassuna e sua compaheira de viagem.
E dá-lhe história!
23.4.07
Da odisséia de morar sozinho:
Solidão dói.
E dá sono, mas não descansa.
20.4.07
Hoje tinha, como opção de almoço, sururu. E eu... que de sururu, só conhecia o Sururu da Roda.
19.4.07
Você sabe que está no nordeste quando:
No restaurante do seu trabalho, uma das opções de comida, do lado do todo básico peito de frango grelhado, é vatapá.
18.4.07
Da odisséia de se morar sozinho
Responda rápido:
Em que seção do supermercado ficam os fósforos?
É... vida de dona de casa não é fácil não!
4.4.07
Ruínas na paissagem. Pernambuco
Nesses dois meses aqui em Recife eu conheci várias frutas diferentes.Não que eu tenha provado todas. Mas já não me assusto com o exotismos delas. Comi manga, pitanga e pitomba do pé. Entendi o Maracatu - sua dança e personagens. Mergulhei nas águas quentes do litoral pernambucano (menos em Boa Viagem). Me conformei que o frango custa mais caro que o camarão. Comi caranguejo, e não recomendo a ninguém. Vale só pela a experiência. Experiência essa que te deixa com gosto de ovo cozido podre por uns dias na sua boca. Conheci pessoas que já deixaram sua marca. =) Descobri a diferença de guaiamum e caranguejo. Comi guisado de bode, e recomendo a todos. Subi a Ladeira da Misericórdia, em Olinda, um tanto de vezes. Conheci algumas cidadezinhas próximas a Recife. Matei uma mega barata sozinha (afogada no inseticida, mas matei). Assisti jogos do Naútico pela minha janela. Calanga é gente loira. Pirraia é criança. Buerau é mesa. Xinguei os meis de transportes e o trânsito de Recife. E também a ineficiência dos serviços. Já consigo diferenciar de priemira quem é Graciliamos Ramos e quem é Guimarães Rosa. Me 'desentendi' com Gilberto Freyre. Me apaixonei por Ariano Suassuna. Escutei (e escuto) Quinteto Armorial.
Mas isso não é nada, é apenas o início. Tenho ainda muito o que aprender e absorver.
3.4.07
Aqui não existe aqui uma cultura de praia, embora Recife seja uma cidade litorânea. Não é como no Rio que quando o final de semana faz sol na segunda-feira no trabalho tem sempre alguém tostado de sol. Onde é comum as pessoas se deslocarem para ir a praia. No Rio existe uma variedade de praia, assim como bairros urbanos com praia. Aqui tem a praia de Boa Viagem (e a de Pina e Piedade que são na verdade continuação, cada uma pra um lado, da mesma praia de Boa Viagem). Eu não moro pelos lados de Boa Viagem, não sei dizer como é lá. Mas eu não sinto uma movimentação de “ir à praia”. Não me parece fazer parte do cotidiano daqui.
Lua cheia nascendo na praia
Saindo de Recife você pode, e deve, se deleitar com as praias maravilhosas que existem. O melhor é pegar o sentido sul. São as mais belas praias. É onde fica Porto de Galinhas, Maracaípe e outros paraísos na terra. As praias do litoral norte, como a Ilha de Itamaracá, são farofas. Você encontra praia suja e paisagens nem tão belas. Se você tiver pouco tempo por aqui e tiver que escolher, não hesite , escolha o Litoral Sul.
|